sábado, 31 de outubro de 2009

Pão por Deus

No próximo domingo é o dia de Todos os Santos, dia escolhido para as famílias irem aos cemitérios visitarem os seus mortos.
Incomoda-me este ritual de que não sou praticante, mas para ser simpática com familiares  por vezes alinho.
É um local perturbador pois o facto de sabermos que ali estão os restos mortais dos nossos entes queridos, faz-nos perpetuar o sofrimento, e revivemos o desgosto todas as vezes que temos de lá ir.
É nesta altura também em que em muitas aldeias se festeja o Pão por Deus. As crianças munidas de sacos vão batendo de porta em porta pedindo o Pão por Deus e recebem guloseimas, fruta, bolos e dinheiro.
São costumes muito antigos, ligados à miséria e fome que existia e que  tornaram-se numa Festa anual.

Aproveito para deixar aqui a receita do Pão por Deus, muito agradável de massa fofa e tão tradicional, que encontramos nas pastelarias durante o ano inteiro.

PÃO DE DEUS




INGREDIENTES
30gr de fermento de padeiro
1dl de água tépida
400gr de farinha
sumo e raspa de 1 laranja
4- gemas
125gr de açúcar
50gr de passas sultanas
1- clara
1c.(sopa) de açúcar
ovo batido para pincelar
30gr de coco ralado
farinha para polvilhar
Açúcar em pó para polvilhar


PREPARAÇÃO
1- Dissolva o fermento na água tépida. Num alguidar, coloque a farinha e abra-lhe uma cavidade ao meio; deite aí o fermento dissolvido, o sumo e a raspa da laranja, as gemas e o açúcar. Amasse tudo e junte mais um pouco de água, se necessário.
2- Bata bem a massa até se descolar do alguidar; e misture-lhe depois as passas. Faça com ela uma bola, polvilhe-a com farinha e deixe-a levedar até duplicar o volume.
3- Depois, amasse-a mais um pouco, forme uma bola, disponha-a sobre um tabuleiro e deixe-a novamente levedar, até quase duplicar de volume. Pincele-a com ovo batido.
4- Entretanto, misture a clara com a colher (sopa) de açúcar e o coco ralado e espalhe sobre a massa. Leve-a ao forno a 170ºc, durante 45 minutos. Verifique se a massa está cozida, retire e polvilhe com açúcar em pó.
tempo de preparação: 60 minutos + tempo de levedar
para: 5 pessoas


2 comentários:

  1. Detesto ir a cemitérios. Quando era miúdo ia ao pão por Deus na terra do meu pai.
    Já agora porque não pões uma playlist a correr como eu tenho na Espuma mas com vídeos? Assim demora muito tempo a entrar no teu blog

    ResponderEliminar
  2. Obrigada. Consegui fazer a minha playlist, mas houve umas canções que não encontrei, por isso não as tirei. A minha net é muito fraquinha e pensava eu que era por isso que demorava tanto a abrir :)

    ResponderEliminar