sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Os portugueses estão a empobrecer cada vez mais


Li num jornal hoje pela manhã que nós cada vez estamos mais pobres.


E eu que o diga!


Era suposto com a adesão ao sistema monetário europeu estabilizarem-se as taxas de câmbio e reduzir-se a inflação, mas a realidade em Portugal foi que repentinamente atingimos os mesmos preços dos produtos da Europa desenvolvida, e entretanto os salários mantiveram-se congelados. 
Actualmente estou a ganhar menos cerca de 300€ mensais que auferia em 1993.

Entretanto se quiserem fazer as vossas contas e assustarem-se com a vossa realidade actual, experimentem por aqui:  http://quantoperdi.blogspot.com/

Há 8 anos eu tinha o privilégio de poder viajar 1 a 2 vezes por ano e, foi nessa altura que juntamente com o meu homem contraímos um empréstimo para uma segunda habitação, que estamos agora a pagar com enorme sacrifício.
Cerca de 80% do meu salário é destinado a pagamentos de impostos, empréstimo da casa, carro, electricidade, água, telemóvel, gasolina e alimentação, sobrando-me muito pouco para gastar em roupa, calçado ou em alguma despesa de lazer.

Estes encargos regulam todo o meu comportamento de consumo e procuro com uma ginástica danada aliviá-los, sem ter de recorrer, até à data, à DECO a pedir apoio.
Quanto à parte cultural, devido aos meus fracos recursos económicos actuais, tive de optar por alterar os meus hábitos e passei a visitar os museus e exposições que me agradam aos domingos de manhã por serem gratuitos.

Frequento algumas e cada vez mais raras vezes o Centro Cultural de Belém, para espectáculos e concertos musicais, mas o preço dos bilhetes infelizmente e para mim estão a tornar-se proibitivos.


Nas empresas privadas os aumentos de salários não acontecem como no estado, onde anualmente há revisão salarial, mesmo sendo pela percentagem igual à inflação.
Trabalho numa empresa privada em que todos os funcionários estiveram três anos consecutivos sem qualquer aumento nem acerto salarial.  O meu último acerto foi de 1,8% em Março de 2008 e não me poderei queixar se quizer manter o meu posto de trabalho.       



Sem comentários:

Enviar um comentário