domingo, 11 de outubro de 2009

Falar sobre acupunctura


         Na era actual, a medicina tradicional é complementada com a intervenção de outras terapêuticas importadas de outras culturas.
         Cada país com a sua cultura e localização no mundo carrega nas suas tradições múltiplas práticas terapêuticas, que muitas vezes acabam serem inseridas noutros países quando os seus naturais imigram, enriquecendo culturalmente as outras sociedades onde se inserem.
         Consequentemente, criaram-se e desenvolveram-se novas profissões de saúde que com práticas e técnicas reconhecidas cientificamente, são actualmente imprescindíveis nos cuidados de saúde dos cidadãos.
         Posso realçar a Acupunctura muito em voga nos dias de hoje, terapêutica milenar chinesa que faz a prevenção, tratamento e cura de patologias através da inserção de finíssimas agulhas de ouro, prata ou aço inoxidável, em determinadas regiões do corpo chamadas de “pontos de acupunctura”.
          Segundo a teoria da acupunctura, o universo baseia-se na oposição entre duas forças antagónicas mas de igual intensidade. O ser vivo (humano, animal ou vegetal) possui uma energia primordial, chamada QI (pronuncia-se TCHI) que tem dois aspectos o YIN e o YANG. O YIN é o aspecto material e interno e o YANG é a manifestação da matéria exteriormente.
          Uma boa saúde depende do bom equilíbrio entre estas duas forças. Tanto o YIN como o YANG, cada um tem as suas funções.
          Quando estão ao mesmo nível energético, um controla o outro, porém quando um sobressai em relação ao outro ocorre o desequilíbrio, ou seja, ocorre a doença.
          Este desiquilíbrio entre o YIN e o YANG pode ser causado por motivos endógenos (de causa interna) ou exógenos (de causa externa):
·    Factores exógenos: excesso de frio ou calor, alimentação inadequada, acidentes, poluição etc
·    Factores endógenos: raiva, preocupação, pensamento excessivo (obsessão), pesar, medo, tristeza,etc.
          Existe uma inter-relação entre os sentimentos e os órgãos do nosso corpo em que determinada emoção influência um órgão, como por exemplo:
- PULMÃO = Tristeza
- CORAÇÃO = Alegria
- FÍGADO = Raiva
- BAÇO = Concentração
- RIM = Medo
       Cada órgão tem seu ponto de acupunctura ou meridiano próprio. Quando inserimos uma agulha de acupunctura num destes pontos, ocorre uma estimulação energética desencadeando reacções bioquímicas no nosso organismo.
          A acupunctura promove um equilíbrio geral no organismo promovendo a cura do paciente como um todo, pois nenhuma doença existe isoladamente e está sempre associada a algum desequilíbrio.
          Existem dados estatísticos sobre os resultados de tratamentos com acupunctura em algumas doenças, revelando em percentagem o sucesso conseguido:
·    A.V.C.  = 98,1%
·    EPILEPSIA = 72,6%
·    CEFALÉIA = 94,3%
·    LOMBALGIA = 90.7%
         Os seus excelentes resultados são reconhecidos tanto pela Organização Mundial da Saúde como por pesquisas científicas. Trata-se de uma excelente terapêutica integral que actua directamente em níveis complexos do funcionamento do ser vivo, quer psicológico, comportamental ou biológico.

Apesar de todas as provas, continua a haver muito cepticismo quanto a esta ciência, como demonstra este cartoon


Fonte: www.menshealth.co.uk


      De qualquer modo é necessário uma regulamentação cuidada das práticas terapêuticas, pois no meio de práticas sérias surgem sempre outras unicamente com o intuito de extorquir dinheiro a pessoas, que esgotadas as tentativas de tratamento de doenças crónicas que padecem, voltam-se para essas práticas de medicina pouco honestas.

Sem comentários:

Enviar um comentário