domingo, 21 de fevereiro de 2010

Mãe, há só uma!

Hoje Domingo, foi passado como sempre com a minha mãe que já tem muita idade mas  que consegue manter uma inteligência e raciocínio invejável, creio que pelo seu contínuo interesse pela leitura, principalmente temas sobre história e política. 
Eu fui a última filha, já muito tardia,  mesmo no termo da sua fertilidade.
Na minha infância lembro comentários sobre a sua idade, em relação à das mães das outras crianças. Mas tomara as outras mães terem a capacidade para enfrentar o que a minha  mãe teve de viver. Teve a infelicidade do seu segundo filho e único rapaz ter nascido com espinha bífida.
Durante a infância do meu irmão vi-a a lutar e a enfrentar os directores das escolas e liceus para que permitissem que ele frequentasse os estabelecimentos de ensino destinado a crianças normais. 
Naquele tempo não havia distinção para os problemas das crianças, fossem físicos ou mentais eram todos metidos nas mesmas instituições. Felizmente tudo isso alterou-se pois de certo e lamentavelmente devem ter-se perdido mentes brilhantes ,só por terem mal formações congénitas e não terem entrada permitida nas escolas e liceus frequentados pelas crianças ditas normais. 
Felizmente o meu irmão, com todos os sacrifícios e cirurgías por que teve de passar,  formou-se em medicina com nota final de 18. 
Pois é, a minha mãezinha adora plantas e flores, nisso sei a quem saí.
Gostava de ter os olhos das suas cores, um verde e outro mel.
É uma mulher excepcional.
Jarra de flores da minha mãe

2 comentários:

  1. Olá! E já agora, manda um grande beijo á tua Mãe. Não a conheço, nem te conheço a ti, mas sempre gostei de pessoas idosas. A tua Mãe, é uma senhora com M grande. Tem muita sorte em ter os filhos que tem. O arranjo está muito lindo. Para ter lutado, para dar mais conforto ao teu irmão, ou seja, ter tentado ampará-lo na escola, é porque é mesmo boa pessoa e uma grande senhora. beijos e boa semana.

    ResponderEliminar
  2. A minha mãe de facto passou boas e pior que isso é sentir-se culpada por ter dado à luz um filho deficiente motor. Sentimento que ela transportará consigo até ao fim dos seus dias.
    Obrigada vou dar-lhe o grande beijo.
    Boa semana também.

    ResponderEliminar