terça-feira, 20 de julho de 2010

Hortaliça desconhecida

Hoje como estava um dia fresco aproveitei para andar a tratar do jardim e da minha horta. Como aqui nada se passa, a não ser apreciar a beleza da natureza, de vez em quando as vizinhas dão à língua e foi o que me aconteceu com a vizinha Karen, belga de nascimento mas holandesa por casamento. 
Levou-me à sua horta e fiquei pasmada com a organização da mesma, com uma simetria que mais parecia uma pintura geométrica ou algo assim tão perfeito. As verduras eram magníficas e com um tamanho brutal à conta dos cocós dos coelhos de uma amiga. 
Ofereceu-me uma courgette gigante digna do Entroncamento, à qual não resisti em fotografar.


Entretanto tinha lá outra verdura idêntica à alface. Segundo a Karen misturam-na no puré de batata depois de cortada aos pedacinhos e escaldada. Diz ser um pouco amarga mas saborosa e muito nutritiva e que tinha trazido as sementes da Holanda.
Ainda não fiz puré de batata mas amanhã farei para provar essa verdura desconhecida cuja foto também mostro.



Quase me senti envergonhada por não ter hortaliças daquele calibre, mas acabei por oferecer-lhe uma das garrafas de vinho branco de colheita particular que me ofereceram há tempos e ainda nem provei. Espero que o vinho seja bom.

2 comentários:

  1. Grande courgette! Adoro. Sou conhecida por utilizar courgette em quase tudo lol (o que não é verdade. Exageram um bocado...)

    Chama-se Palhada, isso de misturar alface com puré de batata. É bom!!

    ResponderEliminar
  2. Mialua,
    Acontece que aquela verdura é muito rija tipo couve e mais amarga no sabor a cru, bem diferente do da alface.
    Nunca tinha ouvido falar em tal receita.
    De facto todos os dias se aprende algo novo.
    Obrigada pela dica.

    ResponderEliminar