sábado, 10 de julho de 2010

Pobre cidade, amaldiçoada pelo seu nome: Al-Qaeda


O nome da cidade de Al-Qaeda nada tem a ver com a organização liderada por Osama Bin Laden.
Al-Qaeda do Iémen, cercada por montanhas e oprimida pela pobreza tem a duvidosa honra de carregar o mesmo nome Al-Qaeda.
Os seus moradores dizem que o nome trouxe vergonha para a cidade e têm sido confrontados com “suspeita” por causa disso.
Al-Qaeda em árabe significa "A Base" e foi em tempos um centro de grande comercio.
Muito jovens têm a sorte de receber bolsas de estudo no exterior, mas enfrentam dificuldades porque Al-Qeada é a sua cidade natal.
Um dos habitantes viajou para um país árabe para tratamento médico, e as autoridades do aeroporto após terem-no detido e interrogado mandaram-no de volta depois de encontrarem o nome de Al-Qaeda no seu passaporte.
Na tentativa de limpar este mau registo, o chefe de segurança local disse que a cidade “tem muitas pessoas que bebem álcool e consomem drogas, ambas estritamente proibidas pelo islão” e acrescentou “como poderiam estes ser seguidores de Bin Laden?”. E insistiu que a cidade de Al-Qaeda estava absolutamente livre de jihadistas e extremistas.
Enquanto o extremismo não é problema nesta cidade de 70.000 habitantes, dos quais 90% vivem abaixo da linha da pobreza , a Al-Qaeda tornou-se um refúgio seguro para os traficantes de drogas e álcool. Estes aproveitam-se da deterioração da economia e recrutam pessoas para venderem as suas mercadorias.
Apesar da pobreza encará-los, a hospitalidade para com estranhos é uma obrigação para o povo de Al-Qaeda.
Al-Qaeda é um lugar bonito, mas há aqueles que tentar “sujar” a sua beleza transformando-a numa base para os gangs criminosos.
Há vinte anos atrás, os habitantes não sabiam nada sobre os bandidos e criminosos que matam pessoas inocentes. Mas hoje, grupos armados foram formados para roubar e matar com impunidade.
Pela cidade não existem estradas pavimentadas, as motos baratas são o meio de transporte mais comum, e a conversa que se ouve é de caos e negligência do governo.
“O estado não pode fazer nada sobre o esgoto que passa ao lado da minha casa, que deixou a minha família com todo o tipo de doenças. Não há mês que passe sem um membro da família ser hospitalizado” lamentou um homem idoso.

2 comentários:

  1. Olá! Bem que podiam mudar o nome da cidade... de qq maneira, não gosto do nome Al-Quaeda, para uma cidade ou vila. Mas realmente, eles não têm culpa das atrocidades do Bin Laden e seus seguidores. beijos

    ResponderEliminar
  2. acho que mudar o nome da cidade seria o mais simples,ja que são impedidos de estudar fora do país e de faer tratamento de doenças!
    o lugarzinho fudido! x(

    ResponderEliminar