domingo, 13 de dezembro de 2009

Vida moderna




Com o aumento da exposição aos meios de comunicação nos tempos modernos, em média uma pessoa é diariamente exposta a informação suficiente para  sobrecarregar um laptop, revela um novo estudo da Universidade de San Diego, Califórnia.

Segundo investigadores, com o email, a internet, a televisão e outros meios de comunicação, as pessoas são inundadas com cerca de 100.000 palavras por dia - o equivalente a 23 palavras por segundo.

Acreditam que a sobrecarga de informação pode ter efeitos prejudiciais no cérebro.  

Afirmam que a tensão de processamento de tantos dados significa que estamos a desligar-nos das outras pessoas, desenvolvendo curtos espaços de atenção.

O estudo mostrou que as pessoas são bombardeadas com 34 gigabytes de informação por dia.

"Acho que uma coisa é clara: a nossa atenção está a ser cortada em intervalos mais curtos e provavelmente isso não é bom para o raciocínio de pensamentos mais profundos" , citou Roger Bohn, co-autor do estudo chamado “Quanta informação”.

"Nunca antes na história da humanidade o nosso cérebro tem de processar tanta informação como actualmente", disse Edward Hallowell, um psiquiatra de Nova York e autor especializado em transtorno de déficit de atenção.

"Temos uma geração de pessoas que eu chamo de otários do computador porque eles estão a gastar tanto tempo na frente de um monitor de computador ou com o seu telemóvel ou BlackBerry”.

"Estão tão ocupados a processar informação em todas as direcções que estão a perder a tendência de pensar e sentir e muito ao que estão expostos é superficial.

As pessoas estão sacrificando a profundidade e o sentimento, tornando-se cortadas e desligadas das outras pessoas", acrescentou Hallowell.

Os especialistas acreditam que o excesso de informação pode levar o cérebro a evoluir de uma maneira nova.

"Uma das coisas que aprendemos nos últimos 20 anos é que o cérebro tem uma capacidade de crescer e aumentar de tamanho, dependendo de como ele é usado", disse Colin Blakemore, professor de neurociência das universidades de Oxford e de Warwick.

1 comentário:

  1. Cada vez as pessoas pensam menos sobre o que as rodeiam. Aceitam tudo o que lhes aparece à frente.

    ResponderEliminar