sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Fumar ou não


Segundo investigadores, os avisos nos maços de cigarros que lembram aos fumadores das consequências fatais do seu hábito pode realmente fazê-los fumar ainda mais, como uma maneira de lidar com a inevitabilidade da morte.  
Um pequeno estudo realizado por psicólogos dos E.U.A., Suíça e Alemanha mostraram que as advertências relacionadas à morte, como "fumar é pouco atraente" ou "fumar traz para si e às pessoas ao seu redor graves prejuízos“, foram mais eficazes na mudança de atitudes nos fumadores em relação aos seus hábitos. 
Foi especialmente o caso de pessoas que fumam para elevar a sua auto-estima, como os jovens que assumem o hábito de fumar para impressionar ou identificarem-se com os seus pares,  e outras pessoas que pensam que fumar aumenta o seu valor social. 
“Em geral, quando os fumadores são confrontados com mensagens anti-tabaco nos maços de cigarros, fazem tentativas de atenuamento que se reflecte na  vontade de continuar o comportamento perigoso de fumar”, disse o estudo.  
"Para ter sucesso com mensagens anti-fumo nos maços de cigarros deve-se levar em conta que, considerando a sua morte pode fazer com que as pessoas fumem mais”.   
O estudo foi fundamentado em 39 estudantes de Psicologia, com idades entre 17 e 41 anos, que disseram ser fumadores.  
Os participantes preencheram um questionário para determinar até que ponto o seu fumo alicerçava a auto-estima. Foram então mostrados maços de cigarros com diversos avisos, e após um tempo de espera de 15 minutos, os alunos foram questionados sobre o seu comportamento de fumar e se tinham a intenção de desistir. 
"Por um lado, os avisos de morte não foram eficazes e até ironicamente provocaram uma maior atitude pró-tabaco entre os fumadores que fundamentaram a sua auto-estima no fumar”, disse o estudo. 
"Por outro lado, as advertências que não estavam relacionadas com a morte, efectivamente reduziram o tabagismo nos  destinatários com a auto-estima  fundamentada no acto de fumar."

Os investigadores disseram que esta descoberta pode ser explicada no facto de que as advertências de fumar, como "é pouco atraente" podem ser particularmente ameaçadoras para as pessoas que acreditam que o fumo faz com que se sintam valorizados pelos outros, e aumenta a sua auto-imagem.

Um estudo publicado no “Journal of Experimental Social Psychology”



Sem comentários:

Enviar um comentário