terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Casa High-Tech

Casa de sonho amiga do ambiente toma forma no Japão.

Na Baía de Tóquio, na orla da maior expansão urbana na terra, situa-se o que pode ser uma casa de sonho ambientalista.  Os painéis solares no telhado e uma célula de combustível nas traseiras dão energia à casa de família, uma bateria de ion lítio armazena a eléctricidade excedente, tubagens de água quente para aquecimento do piso e um bom isolamento faz poupar energia.

Mas são os pequenos toques de alta tecnologia que dão a esta eco-casa vanguarda, quando se trata de habitação futurista de baixo carbono.

Seu criador, a Panasonic, que adaptou a 'casa ideia Eco' com super-aparelhos eficientes e inteligentes que permitem poupar energia, assegurando uma vida confortável para seus moradores. 

Sensores seguem as pessoas conforme se vão deslocando de sala em sala e permitem, por exemplo, a explosão de um jacto de ar quente ou frio na pessoa  que se encontra sentada na sala, disse o presidente Fumio Ohtsubo do grupo Panasonic durante a conferência de imprensa. 
"Se a pessoa sai para a cozinha, as luzes aí são ligadas enquanto na sala as luzes, o ar-condicionado e a TV são todos desligados graças aos sensores detectores da presença humana, da temperatura e iluminação", disse ele.
A casa também dispõe de uma máquina de lavar roupa que usa metade da água simplesmente inclinando o tambor, e um frigorífico que "aprende" os hábitos de seus usuários e fica em modo de descanso quando não espera ser aberto por algum tempo. 



Inovações como estas fizeram Panasonic o maior fabricante do país ambientalmente mais amigável, de acordo com uma pesquisa do jornal Nikkei, à frente da Sharp, Mitsubishi Electric e NEC.

Gigantes corporativos do Japão - a partir de fabricantes de electrónica para as grandes companhias de automóveis - estão cada vez mais apostando no ambiente e nas tecnologias de eficiência energética enquanto procuram sair da pior recessão do pós-guerra no Japão.

O automóvel híbrido Prius da Toyota, foi o campeão de vendas nacional, seguido pelo híbrido da Honda, o Insight. Mitsubishi Motors tem, entretanto, apostado em carros eléctricos e promoveu o seu emissão zero-compacto, o i-MiEV. 

Subsídios estatais têm ajudado a impulsionar as vendas de carros híbridos, enquanto um programa de eco-ponto, incentiva os consumidores a comprar aparelhos eficientes em termos energéticos, tais como os da Panasonic.

O governo também está a trabalhar num programa ambicioso para cobrir edifícios públicos com painéis solares e aumentar outras fontes de energia renováveis.

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