terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Coltan


Pense bem antes de comprar um novo telemóvel, um PC portátil ou outro aparelho electrónico, quando o que possui ainda funciona plenamente para as suas necessidades.
Não podemos ignorar o que está por detrás de todo o processo de fabrico destes produtos desde a sua raiz. 

Primeiro eram os "diamantes de sangue",  as pedras preciosas que alimentaram conflitos e violações dos direitos humanos na Libéria e Serra Leoa.  Depois surgiu o "conflito de cacau", a fonte de chocolate colhido por crianças e que financia a guerra civil na Costa do Marfim. Agora a preocupação crescente é sobre os minérios que entram na produção de eletrónicos de consumo comum, telemóveis, MP3 Players, computadores portáteis, smart phones etc, cuja extracção é controlada por violentos grupos armados. 

"A indústria de electrónica é o maior utilizador final dos minerais que estão abastecendo os combates no leste do Congo", diz John Norris, director executivo do projecto Enough, "Essas empresas têm a obrigação de garantir que não estão a financiar grupos armados, exigindo mais informação e melhor comportamento dos seus fornecedores".


Estas industrias têm conhecimento do problema já há algum tempo, mas eles têm o seu interesse focado em apenas um dos minérios provenientes da região, o coltan.  O Coltan é um minério que contem tântalo, que tem a capacidade única para armazenar carga eléctrica. 

Não há dúvida de que os minerais estão a financiar grupos armados nesta região sem lei. Estas facções, que incluem uma mistura de tropas do Exército congolês, de rebeldes tutsis e hutus combatentes fugitivos do genocídio de Ruanda em 1994, controlam as minas que geram cerca de US $ 144 milhões a US $ 218 milhões de lucro cada uma. 

Desde 1998, 6 milhões de pessoas foram mortas em conflitos na R. D. Congo, tornando este conflito o mais mortal na terra desde a Segunda Guerra Mundial. A ONU estima que 200.000 mulheres foram violadas e as facções armadas ainda activas no leste do país têm utilizado crianças para a extracção dos minérios, para a luta e outros trabalhos. 

Minerais do leste da RD Congo são enviados aos intermediários, principalmente na Malásia, Tailândia, China e Índia. As empresas  compram os mesmos minerais noutros locais e misturam-nos, mas o minério congolês é o mais barato. Uma vez processados, os metais refinados são comprados por industrias de electrónica, transformando-os em componentes utilizáveis, por exemplo, placas de circuito contendo estanho, colocando-as em dispositivos eletrónicos que vão desde telemóveis, a câmaras digitais e televisores.   

Algumas empresas já têm políticas sobre os minerais provenientes da RD Congo. A Motorola diz que "Actividades de mineração que alimentam conflitos são inaceitáveis". A HP também informou que vai trabalhar sobre a questão. "Nós levamos muito a sério a questão das condições sociais e ambientais associados a nossa cadeia de suprimentos da indústria eletrónica”. 

Mas mesmo que as empresas queiram ajudar, não é fácil. Não há nenhum sistema de certificação para os minerais da região. "A proibição de todos os minerais provenientes da região oriental do Congo ou provenientes da África Central, é muito difícil estabelecer um sistema com o fundamento de que será capaz de distinguir entre os minerais bons e maus", diz Jason Stearns, um ex - investigador da ONU DR Congo. E simplesmente evitando minerais da região também não é o ideal, porque os rebeldes lucram através de outras fontes, como a venda de carvão e suborno; para além disso as minas legais são importantes para a economia da região.





Sem comentários:

Enviar um comentário