domingo, 15 de novembro de 2009

Guerra no Iraque - Efeitos colaterais

Médicos no Iraque estão a lidar com até 15 vezes mais deformidades crónicas em crianças e um aumento de cancros no início de vida que pode estar associado a materiais tóxicos deixados ao longo da guerra.
Neurologistas e obstetras na cidade entrevistados pelo Guardian dizem que o aumento inexplicável e sem precedentes nos defeitos congénitos incluem um bebé nascido com duas cabeças, bebés com tumores múltiplos, e outros com problemas no sistema nervoso.
Um grupo de oficiais iraquianos e britânicos e os médicos ingleses David Halpin e Chris Burns-Cox, solicitaram à assembleia geral da ONU uma comissão independente para um inquérito exaustivo aos defeitos e ajuda para a  limpeza de materiais tóxicos deixados ao longo de décadas de guerra, incluindo os seis anos desde que Saddam Hussein foi deposto.
"Estamos assistindo a um aumento muito significativo de anomalias do sistema nervoso central", disse o director do hospital geral de Faluja, o Dr. Ayman Qais. Antes de 2003, no início da guerra eu observava casos esporádicos de deformidades nos bebés. Agora, a frequência de deformidades aumentou dramaticamente."

Começa assim esta notícia no Guardian. Ler a notícia completa com reportagem aqui 

É revoltante, são sempre as crianças a sofrer.

1 comentário: