terça-feira, 17 de novembro de 2009

Campos de refugiados no mundo

Eu não tinha ideia, e penso que grande parte das pessoas desconhece o número de campos de refugiados que existem no mundo.

"Imagine que a sua vida, tal como a conhece, desaparece num piscar de olhos.
Guerra, violência ou receio pela segurança da sua família forçá-lo-ão a fugir de sua casa. Depois de horas ou mesmo dias de uma viagem tortuosa, você encontra abrigo muito longe, numa tenda miserável. Está dependente de doações de alimentos, possivelmente não tem água potável ou acesso a cuidados de saúde que o protejam de surtos de cólera, de disenteria, hepatite, malária e outras doenças.
O facto é que milhões de pessoas em todo o mundo, em países grandes e pequenos, pessoas de todas as idades e de várias nacionalidades, vivem desolados e em condições  precárias durante anos.
Estas pessoas são os chamados refugiados ou pessoas deslocadas internamente. 

De acordo com a pesquisa de 2006 para os Refugiados do Mundo, calcula-se que 33 milhões de pessoas em todo o mundo estão actualmente afastados dos seus lares.

Desse número, 12 milhões são refugiados e requerentes de asilo que vivem em campos em países que não os seus, e 21 milhões de pessoas deslocadas internamente (IDP), uma designação oficial para civis deslocados pela perseguição, conflitos armados ou violência generalizada.
Estes IDP não caem sob a categoria oficial de "refugiado", porque permanecem dentro de seus próprios países, mas sua situação é igualmente terrível."

Existem 700 campos de refugiados em todo o mundo
Quer saber onde ficam? É só clicar no Mapa neste portal

3 comentários:

  1. Meu Deus...e as pessoas estão preocupadas com coisas tão futéis hoje em dia...Por isso que o mundo está assim!

    ResponderEliminar
  2. eu tb acho se preocupando com coisas sem sentidos

    ResponderEliminar
  3. tenho falado muito destas coisas no meu blog, claudiomovie.blogspot.com e acoliveirabr.worpress.com, e comecei a espalhar pelas redes sociais.

    ResponderEliminar