segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia Mundial da Água

Quase ninguém se lembra da vital importância da água. 

As pessoas que habitam os países mais desenvolvidos, continuam a viver a sua vidinha, com todos os seus maus hábitos, pois não carecem desse bem precioso e não reparam nem tão pouco se importam da importância que a água tem, para uma vida saudável nos países mais pobres.

No meu ginásio diariamente observo comportamentos do mais egoísta, e que daqui a não muitos anos passarão a ser criminosos, no que diz respeito ao desperdício de água. 
No final dos treinos tomamos duche, para nos libertarmos do suor provocado pelo esforço físico. Acontece que existem 4 cabines de duche e muitas fulanas para que a água fique bem quente, abrem as torneiras todas, deixando-as a correr litros e litros de água  até a mesma ficar à temperatura desejada. 
Há tempos fiz uma observação e quase fui fulminada pelos olhares reprovadores. 
A resposta que ouvi foi: "Isso é que era bom eu tomar duche de água fria".

Quando viajei à Guiné-Bissau, não esquecerei as crianças pequeninas que vi, carregando grandes alguidares cheios e pesados de água nas suas cabecinhas, e perguntava-me como ficariam as suas colunas vertebrais daí a uns anos.  
Será que aquelas fulanas  do ginásio quereriam ter os seus filhos a acarretar  diariamente aqueles pesos brutais. Mas isso nem lhes ocorre.

Hoje é o Dia Mundial da Água, e mesmo que esta minha mensagem não tenha grande impacto, sei que pelo menos haverá meia dúzia de amigos que a lerão, e talvez algo fique retido nos seus subconscientes sobre este problema mundial.

Pense nisto... todos os dias da sua vida.

1 comentário:

  1. olá! Eu nunca frequentei ginásios, mas tens razão no que dizes. Ok, confesso que gosto de água morna, mas não seria capaz de gastar tanta água, como as raparigas desse ginásio. beijos

    ResponderEliminar