quarta-feira, 24 de março de 2010

Ilha desaparece no mar

Por infeliz coincidência, as tragédias provocadas pelas alterações climatéricas têm acontecido maioritariamente a populações a viver em condições de extrema pobreza.

Em Portugal, particularmente na Madeira, tivemos o primeiro sinal de que não há nação que esteja livre das consequências do aquecimento global.

Apesar da tragédia que relato ter acontecido num país tão distante não deixa de nos afectar, pelos testemunhos das pessoas que estão a sofrer e que provavelmente não receberão ajuda humanitária internacional.

Ilha desaparece no mar.
A subida dos níveis do mar mergulharam completamente a Ilha New Moore Island no Sunderbans.
Sunderbans tem cerca de 10.000 Kms quadrados de pântanos e mangais ao longo da costa da Baía de Bengala.
Durante quase 30 anos, a Índia e o Bangladesh disputaram o controle de uma rocha minúscula na ilha na Baía de Bengala.
Agora, ela desapareceu.
O seu desaparecimento foi confirmado por imagens de satélite e patrulhas marítimas.
O que esses dois países, não conseguiram com anos de disputas, foi resolvido pelo aquecimento global.
Uma outra ilha próxima, Lohachara, foi submersa em 1996, obrigando seus habitantes a se deslocar para o continente. Pelo menos outras 10 ilhas da região estão em risco.
O Bangladesh, é um país situado num delta de baixa altitude, com uma população de 150 milhões de pessoas e é um dos países mais afectados pelo aquecimento global.
Autoridades estimam que 18% da área costeira de Bangladesh será submersa e 20 milhões de pessoas serão deslocadas, se o nível do mar subir 1 metro em 2050, como previsto por alguns modelos climáticos.

Sem comentários:

Enviar um comentário