quarta-feira, 17 de março de 2010

Um exemplo, nas Filipinas


Vestidos de fato tangerina, os cerca de 1.500 homicidas, estupradores e outros detidos executam uma dança de Michael Jackson que ajuda a elevar a sua moral ao mesmo tempo que fazem sensação na Internet.
"Quando dançamos esquecemos em primeiro lugar por que estamos aqui," diz o detido Torrecampo de 19 anos, após uma performance no pátio da prisão.
Torrecampo, um gay assumido, foi condenado em 2008 a seis anos de prisão por tentativa de homicídio depois de esfaquear o namorado americano de 69 anos.
A sua transferência para a prisão de máxima segurança em Cebu a segunda maior cidade nas Filipinas, foi como ter ganho a lotaria.
O fenómeno da Internet começou quando imagens de presos a realizar a dança de zombi do vídeo Thriller de Jackson foi publicado no YouTube.  Tornou-se rapidamente um dos clipes mais vistos na internet por cerca de 40 milhões.
Dezenas de danças diferentes dos presos já foram postadas na web. Estas incluem o Village People "YMCA", do rapper MC Hammer "U Can't Touch This", "Queen's Radio Gaga", e mesmo os cantos gregorianos no meio de uma missa católica celebrada no pátio da prisão.
O seu máximo reconhecimento foi a visita do coreógrafo de Mickael Jackson à prisão em Janeiro, para treiná-los a dançar para o Rei do Pop's  a canção "They Don't Care About Us", que foi usada para promover seu DVD póstumo.
"Nós somos pessoas comuns. No início, não conseguia acreditar que seríamos visitados por uma pessoa extraordinária que ensina dança às estrelas de Hollywood ", disse Torrecampo.
A "Don't Care About Us" clip marcou 4,4 milhões acessos no YouTube em menos de três meses.
O ex-consultor de segurança na prisão, Byron Garcia, surgiu com a idéia em 2006, utilizando a dança como uma forma de reabilitar os presos e dar-lhes uma pausa na rotina diária da vida atrás das grades. "A reabilitação tem de ser ancorada em trazer o melhor nos homens, em vez de o pior", disse Garcia.
"Se fizermos das cadeias um inferno para esses presos, então estaremos a criar demónios que mais tarde serão libertados".
T-shirts tangerina ao estilo da prisão que promovem os dançarinos estão à venda na cadeia por 2,50€.
Quase todos os detidos dançam e têm orgulho disso, excepto aqueles que estão doentes ou idosos. 
Para Torrecampo, a dança deu-lhe a esperança de que pode ter uma carreira significativa depois que fôr libertado. "Quero tornar-me coreógrafo - talvez até mesmo uma estrela de cinema", disse ele.

Sem comentários:

Enviar um comentário