sábado, 20 de março de 2010

O primeiro ser humano sem género.


Norrie May-Welby em Sydney, que fez manchetes no início deste mês depois dos Serviços de Registo terem emitido uma certidão que declarava o escocês de 48 anos de “sexo não especificado".
A primeira pessoa na Austrália, a ser legalmente reconhecida nem como homem nem mulher, queixou-se à Comissão dos Direitos Humanos depois de as autoridades terem anulado um certificado declarando-o assexuado.
Norrie nasceu homem e submeteu-se à cirurgia de mudança de sexo há 20 anos para se tornar uma mulher. Mas os médicos disseram recentemente que foram incapazes de determinar o seu sexo, por Norrie há vários anos ter  parado de tomar hormonas femininas.
"Um par de anos após a operação, eu decidi que queria deixar de tomar hormonas e descobrir o que era, sem ter de tirar a minha identidade do frasco das hormonas", disse Norrie.
"Estou muito feliz e bem ajustado comigo mesmo sendo andrógino, e com as pessoas que me vêm  como tal".
Nascido menino, mas mais inclinado a se identificar com sua mãe, Norrie disse que estava nas nuvens  quando a certidão inicial foi emitida.  
"E de repente o procurador-geral  virou-se e disse: 'oops eu cometi um erro, eu não deveria ter feito isso, não é válida", disse Norrie.  "Eu senti como se tivesse sido socialmente assassinado."
A Comissão de Direitos Humanos no ano passado, recomendou que a lei estadual fosse alterada de forma a permitir que pessoas de 18 anos ou mais possam nomear um género não-específico nos seus  documentos e registos.
Norrie disse que as autoridades devem reconhecer um espectro mais amplo de género.
"Se tenho este certificado posso dizer: "o teu sistema que está lá para te servir tem de acomodar o povo, não temos de nos cortar aos pedaços para nos ajustarmos ao sistema", esta tem sido a minha postura ", disse Norrie.

Sem comentários:

Enviar um comentário