sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Japão, um mundo moderno

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Elas vendem guarda-chuvas, flores e comida confeccionada, bebidas frescas e até mesmo tentam ler a sua mente: existem cinco milhões de máquinas vending no Japão.
Dispersas por todo o país, as lojas automatizadas são tão omnipresentes como semáforos, e oferecem uma cada vez maior paleta vertiginosa de mercadorias.
Graças à baixa taxa de criminalidade no Japão, as empresas têm-nas colocado em todo o lado, desde os centros iluminados das cidades até à cúpula de gelo do Monte Fuji, sem o risco de serem roubadas e esvaziadas das suas muitas moedas.
"São tão convenientes, que eu gostaria de ter uma no meu quarto", disse um morador de Tóquio de 18 anos de idade, acrescentando que muitos japoneses acham difícil imaginar a civilização moderna sem estas úteis ajudantes.
O Japão tem 2,5 milhões de máquinas automáticas que vendem apenas bebidas - cerca de uma máquina para cada 50 pessoas. Gerando um negócio de 20 biliões de euros no ano passado.
As máquinas que vendem outros produtos diversos - cigarros, brinquedos, ramos de flores - elevam o total para mais de 3,5 milhões de euros segundo estimativas da indústria.
Num mercado saturado de máquinas de vending, os fornecedores competem cada vez mais ferozmente, como a Dole Japan Ltd que em Junho fez girar as cabeças dos transeuntes ao depararem com uma máquina de venda de bananas refrigeradas, cada uma a 1 € e cinco por 3€.
"Podemos comprar bananas em lojas de conveniência ou supermercados, mas as pessoas parecem achar divertido em comprá-las em uma máquina", disse o porta-voz da Dole Japan Ltd, acrescentando que "As pessoas acham que é divertido de assistir, divertido de comprar e divertido de comer".
A última e mais moderna alta tecnologia de máquinas de vending até tentam fazer a escolha pelo consumidor, usando uma câmara e um software que reconhece o sexo da pessoa e faixa etária com uma exactidão de 75%.
Usando os dados do ponto-de-venda, a máquina na estação de comboios Shinagawa em Tóquio, pode olhar uma pessoa e sugerir uma bebida desportiva ou uma lata de refrigerante, com base na sua sabedoria de marketing acumulada.
Tentando a máquina recentemente, Hidemi Mio de 48 anos, disse que após ter testado o cérebro digital da máquina por um segundo, ela reconheceu três bebidas no seu ecrãn táctil, incluindo um chá aromatizado.
Felizmente a máquina adivinhou correctamente, escolhendo uma das suas bebidas favoritas, disse Hidemi Mio, acrescentando que iria ter novamente em conta e no futuro às sugestões da máquina.
Para proteger a privacidade dos consumidores, as imagens são imediatamente apagadas, mas os dados sobre sexo, idade e opção de compra é acumulada, disse Toshinari Sasagawa, da JR East Water Business Co, que opera a máquina.
"Nós temos dados sobre o que foi vendido, onde e quando. Em cima disso, vamos obter informações sobre os atributos do cliente, que esperamos ser usado para uma melhor programação e desenvolvimento de produtos" disse ele.
A máquina foi um sucesso desde que foi criada no mês passado e as suas vendas são o triplo de qualquer uma das 50 máquinas de venda automática na mesma estação.
No futuro, as máquinas de vending podem aumentar a sua "comunicação com as pessoas", disse Sasagawa. "Queremos que os clientes experimentem e desfrutem todo o processo da compra, que é diferente da simples compra numa máquina automática.

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