quinta-feira, 13 de maio de 2010

Gorila mania, uma campanha a aplaudir


Tubos de plásticos enchem-se de telemóveis usados, à porta do Jardim Zoológico de Praga.

Uma empresa de reciclagem comprometeu-se a dar ao zoo 0,40€ por cada telemóvel recolhido, para financiar a protecção dos gorilas na reserva animal Dja nos Camarões

Este zoo, conhecido pelos seus gorilas, quer ajudar o património mundial da UNESCO nos Camarões a proteger os seus animais dos caçadores.

Na República dos Camarões encontraram uma fonte improvável de ajuda, uma onda de interesse na República Checa alimentada por um reality show de primatas e angariação de fundos feita pelo Zoo através de telemóveis reciclados. 

O nascimento de um gorila bébé no zoo de Praga foi transmitido ao vivo em Abril, revelando-se um enorme sucesso entre o público Checo. A chegada do pequeno gorila coincidiu com o lançamento do novo projecto do jardim zoológico de recolha de fundos, para uma reserva de reprodução de gorilas nos Camarões com dinheiro arrecadado a partir de telemóveis usados. 

"A nossa classe trouxe 30 telemóveis. Eu tinha telefones antigos em casa, então trouxe cinco", disse Maximiliano Kovacs de 11 anos, um aluno da escola que estava entre  as centenas de convidados a visitar o zoo.  "Eu pedi à minha mãe para perguntar aos seus colegas de trabalho se tinham telemóveis antigos e ela trouxe-me dois ", acrescentou a colega Tereza Jileckova.

Mas para o zoológico o objectivo é "fazer as crianças sensíveis à necessidade de proteger os gorilas, mas também para reciclar os produtos que contêm resíduos perigosos", disse Miroslav Bobek, director do zoológico de Praga. 

Acrescentou que existem cerca de 60 "eco-guardas" dia e noite, trabalhando para proteger o ecossistema precioso na floresta tropical, que abrange mais de meio milhão de hectares no sudeste da República dos Camarões. "Estes homens lutam uma guerra real. Arriscando as suas vidas e sem equipamento adequado, eles lutam contra a exploração ilegal da floresta e contra caçadores para proteger os gorilas, elefantes e outros animais ", disse Bobek. "Também estamos a planear a compra de telefones via satélite para que possam chamar uma ambulância, se forem feridos por uma bala, algo que já aconteceu", acrescentou. 

A reserva, na lista do Património Mundial da UNESCO, é o lar de um número de espécies protegidas, incluindo os gorilas que são emblemáticos para o Zoo de Praga. 

A importância do jardim zoológico sobressaiu em 2005, quando a emissora de Radio Checa lançou um reality show ao estilo Big Brother para apresentar os gorilas na televisão. O que começou como uma brincadeira evoluiu para um projecto único que despertou o interesse nos animais, entre o público checo, e ajudou a arrecadar dinheiro para a protecção de gorilas na África, através da venda de livros, DVDs e lembranças. 

Em Maio de 2007 pessoas em toda a República Checa assistiram ao nascimento do menino gorila Tatu. O nascimento dos últimos gorilas em Abril deste ano foi transmitido ao vivo no site de um dos jornais mais lidos na Républica Checa (www.idnes.cz). No site, as pessoas podem assistir em directo, através de quatro câmaras, ao que está acontecendo no Pavilhão dos Gorilas.

Assim como angariar fundos para a reserva nos Camarões, havia um segundo objectivo - restringir a exploração de coltan ou columbita-tantalita, minério utilizado na produção de telemóveis. As maiores minas do mundo de Coltan situam-se na África central onde a exploração ameaça as populações de gorilas, que já são atingidos pela caça  pela carne ou para troféus, apesar das leis protegendo-os como espécie ameaçada de extinção. 

Sem comentários:

Enviar um comentário