sexta-feira, 28 de maio de 2010

Pés de Lotus


Lim Guan Siew, agora com 93 anos,  teve os pés enfaixados pela primeira vez quando tinha sete anos.
Na sua juventude os “Pés de Lotus” eram considerado o máximo de beleza feminina.
Os Pés de Lotus foram oficialmente banidos em 1912, mas as famílias continuaram a prática apesar de ser ilegal, especialmente em áreas remotas.
"A minha família não era muito rica, mas fui obrigada a enfaixar os meus pés só porque eu queria casar", disse Lim.
Em vez dos Lótus de Ouro de 8 cm, pés que muitas famílias ricas aspiravam, os pés de Lim cresceram em 13 cm, mas ainda assim precisa de sapatos especiais, fabricados localmente para se adequarem aos seus pés.
Lim é uma das poucas chinesas que ainda têm de conviver com sua deformidade. Muitas já morreram.
Aos sete anos, a sua mãe começou o processo de dobrar os pés da filha para conseguir o então ideal de perfeição e Lim recorda banhar seus pés a cada 3-5 dias, a fim de dobrá-los para o formato desejado.
Lim Guan Siew demorou mais de um ano até poder andar com os pés que tinham sido moldados de acordo com o ideal estabelecido em algumas partes da China, o que acontecia desde o Século X até ao início do Século XX
"Eu nunca faria isso se eu tivesse uma segunda chance," Lim disse com um sorriso enquanto admirava os seus sapatos novos, feitos à mão por um sapateiro especializado no fabrico de sapatos para Pés de Lótus.
“Actualmente a maioria destes sapatos são vendidos aos turistas como lembranças, embora às vezes recebamos encomendas de senhoras com pés atados, mas é menos agora", disse o sapateiro Tony Yeo.

Sem comentários:

Enviar um comentário