sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Viagem à Guiné-Bissau



Passei as minhas férias deste ano no quente país africano Guiné-Bissau, pouco antes das eleições presidenciais.
De facto o calor lá é insuportável e, a humidade elevadíssima tirou-me toda a energia que possuía. 
Mas é um país lindíssimo, com praias paradisíacas e desertas. Do Arquipélago do Bijagós então nem  falo de tão lindo que é. É melhor irem lá e ver pelos próprios olhos.

A Guiné-Bissau é um país pequeno mas cheio de contrastes, por ex. por possuirem cerca de 40 etnias, que  distinguem os seus naturais, para além da cultura, nos seus traços físicos. Reparei que as mulheres da etnia Fula são muito bonitas, assim com os homens da zona sul do país, altos e musculados, que não sei a que etnia pertencem.
É uma terra de uma beleza única e de muito calor afectivo.

País pobre, devido à instabilidade política que tem sofrido ao longo dos anos, e altamente corrupto principalmente nos mais importantes poderes. Entristece saber que esses  indivíduos que ganham fortunas em negócios escuros, não investem rigorosamente nada na sua pátria.
Pelo que ouvi, os guineenses herdaram a marca que os portugueses deixaram nos serviços públicos, os mesmos só funcionam com um empurrãozinho monetário.
Em muitas cidades encontrei casas lindas do tempo colonial em completa degradação, porque as famílias que as habitam não possuem meios para a sua continuada manutenção.
No ano passado, visitei a cidade de Cacheu, onde se encontra uma fortaleza construída pelos portugueses em 1588 para assegurar a presença portuguesa e dar apoio ao negócio da escravatura. Em 2004 dizem terem sido efectuados trabalhos de recuperação neste forte, em que foram gastos 100.000 € disponibilizados pela UCCLA União das Cidades Capitais de Língua Oficial Portuguesa.
Contudo, pela mão de obra tão barata com ordenados baixíssimos que ganham os trabalhadores guineenses, questiono onde de facto aplicaram esse dinheiro tendo em conta a degradação daquela fortificação, que visitei 4 anos após as ditas obras de recuperação.



Sem comentários:

Enviar um comentário