quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Comprei uns binóculos

Pois é, com a fauna que tenho no No Cau em Alcobaça, preciso mesmo de uns binóculos. São minúsculos embora não pareça na imagem. São da marca BUSHNELL com uma Powerview 12 x 32. Ver aqui.
A partir de agora até talvez poderei conseguir identificar as aves de rapina que por lá voam. Há tempos vi uma ave média, talvez um milhafre, com uma cobra numa das patas. Custou a levantar voo porque a cobra ainda se debatia. Foi interessante e a ave pousada num poste, descansou uns breves segundos e lá voou para comer a presa ou dar de comer aos seus filhotes.
Existem imensos ratos por lá e as pessoas queixam-se muito porque lhes matam os pintos, para além de comerem a ração das galinhas etc. Acabo por alertá-las para o facto de que ao matarem ,sem quê nem porquê ,todas as cobras que por lá passam, acabam por fazer com que os ratos se multipliquem, pois deixam de ter a cobra como predador, preventivo para o controlo de natalidade daqueles roedores.
Os ratos não me afligem, acho um bocado para o nojento os ratos da cidade do que os  do campo que até são bonitos de pêlo brilhante.
O único bicharoco que me dá arrepios é a aranha. Em Alcobaça há as de várias cores: verdes, pretas, brancas, castanhas claro e escuro. Tenho por lá uma enorme na garagem que é grande o suficiente para eu ver-lhe o brilho dos olhos. Só que não sou capaz de as matar, fazem imensa falta para controlarem os outros insectos indesejáveis. Se não as quero num local, tenho de ir buscar uma caixa de plástico bem escorregadio para que ela não trepe e suba pelo braço. Depois com cuidado largo-as nas ervas.
Uma ocasião, nas limpezas retirei uma aranha castanha grande por este processo e levei-a para as ervas uns 15 metros de distância do local.  Passadas umas 2 horas ou nem tanto vejo a mesma aranha a entrar pela garagem e a dirigir-se para o local de onde eu a a tinha tirado. Fiquei parva porque desconhecia que as aranhas tinham memória. Levei-a de novo dali e ela desta vez já não voltou.
Segundo os entendidos em Portugal existem cerca de 500 variedades de aranhas e em 2007 foi descoberta uma nova espécie cá no nosso país. Chama-se ela Malthonica Oceanica, bem lindinha e é nossa, aqui vai a sua foto:
Aranha Portuguesa

Sem comentários:

Enviar um comentário