sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Velhice

O avanço da medicina tem como resultado uma velhice adiada, principalmente nesta era de culto da beleza jovial e do novo, originando uma alteração nos comportamentos a ponto de assistirmos na última década ao milagre da maternidade em mulheres de idade avançada.

A velhice, a acentuação do processo degenerativo do corpo, é um período dramático da vida em que se vão perdendo faculdades tanto mentais como físicas, devendo ser tremendamente perturbador à pessoa que as vive e tem noção da sua diminuição crescente.

O facto de alguém se tornar dependente de familiares para simples tarefas em que se vêm senão como fardos, dá lugar a depressões em que os idosos perdem completamente a vontade de viver. Nessas alturas muitas famílias ou porque trabalham e não têm tempo para se dedicarem ao familiar idoso, que não dá senão trabalho, resolvem os seus problemas internando-o num Lar, onde ali ficam depositados até ao fim dos seus dias sem qualquer actividade que os mantenha interessados no dia de amanhã.

A velhice é o culminar da vida vivida, o fim do futuro, a recta final e este conceito errado faz-me lembrar um programa que deram num canal de TV, sobre uma fábrica nos EUA que tinha recentemente imenso sucesso no mercado, com uma carteira de encomendas significativa.

Ao entrevistarem o gerente da fábrica foi surpreendente saber que ao fim de alguns anos de labuta fabril em que tendo funcionários jovens a fábrica não evoluía, porque não conseguia produzir as encomendas atempadamente devido à irresponsabilidade e ao absentismo do pessoal, a juntar à sua pouca produtividade. Para solucionar o problema o gerente resolveu despedir todos os funcionários e contratar idosos alguns já reformados há anos. O exemplo de que esse gerente mais se orgulhava, era da sua secretária uma senhora com perto de 80 anos, que sem medo foi obrigada a utilizar o computador pela primeira vez e era duma eficiência extraordinária.

Nenhum desses funcionários “novos” faltavam e de tal maneira interessados no trabalho que executavam, como prova de que ainda eram válidos, a fábrica passou a produzir mais e efectuar as entregas das encomendas nas datas acordadas.

Por cá temos o bom exemplo de muitos idosos que recusando a velhice como o fim de tudo, ingressam em actividades como o regresso aos estudos, trabalho de voluntariado e lazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário