terça-feira, 29 de setembro de 2009

Anorexia



Houve um período da minha vida, por volta dos 18 anos, em que me senti como que perdida, desconhecendo exactamente o rumo que deveria tomar. 
Resultou que estupidamente e nem sei porquê desisti de estudar e essa decisão acabou por afectar-me psicologicamente, sofrendo grande ansiedade com consequente perda de auto-estima, tendo-me isolado socialmente pela vergonha e pela tremenda desilusão que provoquei aos meus pais. 
A ansiedade e o nervosismo afectaram-se de tal forma que nessa altura emagreci  demasiado e em muito pouco tempo. Cheguei a pesar cerca 45 Kg para a minha altura de 1,74 m. 


Consegui sair desse estado, a que ninguém nem os médicos davam particular atenção, cerca de uma década depois. Penso que sofri de anorexia nervosa, mas com algumas diferenças, porque não passei por alguns dos problemas típicos dessa doença, tal como a preocupação com as dietas. 

Os problemas, que na realidade vivi e coincidem com alguns da anorexia, foram:
  • Perda de apetite, originando perda de 30% do meu peso original 
  • Amenorreia 
  • Uso de roupa larga ou em várias camadas para esconder a perda de peso
  • Isolamento social
  • Dificuldade em concentrar-me
  • Sensibilidade ao frio
  • Pressão arterial muito baixa
  • Hipoglicemia 
  • Fraqueza generalizada
  • Queda acentuada de cabelo

Segundo os entendidos:
"A anorexia nervosa é mais frequente entre as pessoas do sexo feminino (95% dos anorécticos são mulheres) e normalmente tem início durante a adolescência. O indivíduo típico que sofre de anorexia nervosa é um adolescente do sexo feminino de elevado desempenho e uma das características destas pessoas com anorexia nervosa é a tendência para o perfeccionismo e dificuldade de adaptação a mudanças.

Trata-se de um distúrbio alimentar que resulta da preocupação exagerada com o peso corporal, que pode provocar problemas psiquiátricos graves. A pessoa que se olha no espelho e, embora extremamente magra, vê-se obesa e, com medo de engordar, exagera na actividade física, jejua, vomita, toma laxantes e diuréticos.

A anorexia nervosa, por ser uma doença com raízes psicológicas, é difícil de ser tratada. Uma vez diagnosticada, o anoréxico passa por terapia individual, terapia em grupo e terapia familiar. Como a negação do problema é frequente, médicos, terapeutas e familiares precisam ser pacientes enquanto motivam o anoréxico na sua recuperação."

 

Nunca me senti discriminada pela magreza extrema. O único pormenor perturbador era a minha altura por ter dificuldade em encontrar roupa que me servisse. Havia o lado divertido de poder passar por estrangeira, porque quando entrava nas lojas os empregados muitas vezes atendiam-me falando inglês ou francês. 

Encontrei este filme. Faz-nos pensar que esta doença repentinamente pode ser despoletada até nas pessoas que parecem ter tudo: beleza, sucesso e dinheiro.   







Sem comentários:

Enviar um comentário