Este sábado, terminou o cursinho de Agricultura Biológica com uma visita à Biofrade na Lourinhã, que se dedica a este tipo de produção, sendo um dos principais fornecedores da cadeia de supermercados Pingo Doce.
Anteriormente, eu tinha uma noção errada de que para se ser produtor pelo modo agricultura biológica seria uma tarefa bem complexa.
Não é bem assim, os fertilizantes e insecticidas naturais mais utilizados não variam muito, insistindo os produtores em três ou quatro marcas para combater em quase todas as culturas, as diferentes pragas de insectos prejudiciais.
Tudo passa por uma rotina, que mais tarde e com a prática, faz-se com alguma facilidade.
O essencial neste tipo de agricultura é o capital necessário para o arranque do negócio que implica a aquisição de equipamento de custo avultado e de terrenos com grandes áreas.
Eis algumas fotos:
Início da visita
Plantação de Batatas
Plantação de Feijão Verde
Plantação de Tomate
Armadilha de Feromonas que serve para atrair insectos indesejáveis tais como a mosca da fruta e bichado e assim evitar que ponham ovos nos frutos
Abelhões para a polinização
Plantação de Beringelas
Plantação de Alfaces
Entretanto e durante a visita
olá! Noto mesmo, que gostas disso. espero que consigas abrir o teu negócio e se estiver relacionado com isso, ainda melhor. lindas fotos! beijos e um bom Domingo.
ResponderEliminarEste fim de semana estive na terra do meu pai e ele queixou-se dos melros que lhe andam a comer as uvas que estão a começar a amadurecer. A agricultura biológica não tem solução para isto?
ResponderEliminarhá sempre a rede protectora dos pássaros...
EliminarCom o curso de Agricultura Biológica, fiquei a saber que não tenho capital para uma exploração em larga escala. Estou agora à espera do curso das plantas aromáticas e medicinais que para a minha área de terreno já deve dar.
ResponderEliminarQuanto aos melros o melhor é espantalho ou então há quem coloque CD's e embalagens metalizadas reflectoras, penduradas em canas ou ramos altos.
Existem também redes para proteger os frutos das aves, mas isso torna-se mais dispendioso.
Beijinhos