quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Dispositivos GPS nos chifres de Rinocerontes



Na África do Sul, a World Wild Life está a implantar chips de GPS nos chifres de rinocerontes, num novo esforço para combater a desenfreada caça furtiva.
Os chips GPS estão ligados a um computador numa estação de monitorização, onde os guardas do parque acompanham os rinocerontes.
Os movimentos do animal são seguidos 24 horas pelos 7 dias por semana, e se forem atacados os guardas são alertados através de alarmes.
O sinal de alarme é activado se o rinoceronte ficar inerte por mais tempo do que é considerado normal ou se se tornar demasiado activo.
Cinco rinocerontes já foram equipados com o dispositivo e outros se seguirão, se o programa for bem sucedido.
Os caçadores furtivos perseguem de helicóptero os rinocerontes, tranquilizando-os com dardos disparados por espingardas de caça, e os chifres são removidos enquanto os gigantes animais jazem inconscientes.
A caça ilegal aos rinocerontes disparou dramaticamente desde 2008, com 227 animais mortos até agora neste ano, quase o dobro do número de mortos em 2009.
Na China e no Vietname a procura de chifres de rinoceronte no mercado negro é particularmente elevada, onde os caçadores vendem os chifres com propósitos medicinais e ornamentais ao preço até de 15000 euros o quilo.

Sem comentários:

Enviar um comentário