segunda-feira, 11 de outubro de 2010

25 Países com níveis alarmantes de fome

Três factores foram utilizados para calcular o Índice Global da Fome: a proporção de pessoas desnutridas no país, a prevalência de crianças abaixo do peso, e a taxa de mortalidade infantil.
A pobreza, conflito e instabilidade política significam que cerca de um bilhão de pessoas passavam fome este ano, muitas delas crianças em África e na Ásia, de acordo com o relatório do Índice de Fome Global divulgado na segunda-feira.
Dos 122 países incluídos no relatório anual, 25 têm níveis “alarmantes” de fome e  4 países da África "extremamente alarmantes" de fome, diz o relatório do International Food Policy Research Institute.
A República Democrática do Congo saíu com o pior índice de fome, baseado em dados de 2003-2008.
Três quartos da população do vasto país central Africano eram subnutridas e a R. D. Congo também tem uma das maiores taxas de mortalidade infantil no mundo.
"Neste país, a prolongada guerra civil desde a década de 1990 levou a um colapso económico, deslocamentos maciços de pessoas, e um estado crónico de insegurança alimentar", disse o relatório.
A disponibilidade de alimentos e o seu acesso tem-se deteriorado assim como os níveis de produção de alimentos caiu, e áreas remotas ficaram ainda mais isoladas como uma consequência duma infra-estrutura muito deficiente.
O índice classifica os países em uma escala de 100 pontos, com zero sendo o melhor resultado - sem fome - e 100 o pior, embora nenhum desses extremos são alcançados na prática.
Uma pontuação acima de 20 indica "alarmantes" os níveis de fome e, acima de 30, "extremamente alarmantes" de fome.
A República Democrática do Congo foi um dos quatro países com "extremamente alarmantes" os níveis de fome e o único país no índice deste ano com uma pontuação acima de 40.
Os outros 3 países com níveis muito elevados de fome foram o Burundi, a Eritréia e o Chade. Todos estiveram envolvidos em conflitos latentes ou em aberto por muitos anos.
Com excepção do Haiti e Yemen, todos os 25 países com "alarmantes" níveis de fome foram no sub-Saara da África ou na Ásia.
Em ordem de gravidade crescente da fome, foram os países: Nepal, Tanzânia, Camboja, Sudão, Zimbabué, Burkina Faso, Togo, Guiné-Bissau, Ruanda, Djibuti, Moçambique, Índia, Bangladesh, Libéria, Zâmbia, Timor-Leste, o Níger, Angola, Yemen, República Central Africana, Madagascar, Ilhas Comores, Haiti, Serra Leoa e Etiópia.
Junto com o Burundi, a República Democrática do Congo,  a Eritréia, as Ilhas Comores e o Haiti tiveram uma alta proporção de pessoas desnutridas - mais de 50% da população.
O Bangladesh, Índia, Timor-Leste e Yemen apresentaram a maior prevalência de crianças desnutridas menores de cinco anos - mais de 40%.
Afeganistão, Angola, Chade e Somália tiveram a maior taxa de mortalidade infantil, com 20% ou mais das crianças de cada país a morrer antes de atingirem a idade de cinco anos.
A Coreia do Norte foi um dos nove países em que o índice de fome subiu - de 16,2 pontos em 1990 para 19,4 pontos em 2010.
Os outros oito foram todos na África sub-saariana e em todos, menos três - a Gâmbia, a Suazilândia e o Zimbabwe – o conflito foi a causa.

2 comentários:

  1. Ajudem as populações desses países. E não é só dinheiro e alimento que é preciso.

    ResponderEliminar
  2. O pior é que uma ínfima parte dos peditórios que por aí abundam é que efectivamente chega a esses países necessitados. O resto do dinheiro serve para ser gasto nas mordomias dos dirigentes das associações, como os da UNICEF, que só se instalam em hoteis de luxo.

    ResponderEliminar