domingo, 21 de novembro de 2010

Salvem o Tigre

A Índia é o lar de mais de metade dos tigres selvagens existentes no mundo, e nem os esforços em programas de conservação conseguiram suster o rápido declínio no número destes animais.
Na terra lendária que inspirou histórias do Livro da Selva de Rudyard Kipling sobre a astúcia do tigre protagonista Sher Khan, as autoridades estão a perder a batalha contra os caçadores furtivos e outros problemas provocados pelo homem.
A situação é semelhante em toda a região da Ásia, o que poderá levar a espécie à beira da extinção.
Só na ìndia a população de tigres caiu para 1411, dos cerca de 3700 que se estimavam estar vivos em 2002, e 40000 estimados em toda a Índia no ano de 1947.
Além das caçadas ao tigre, existem novas ameaças - a destruição do seu habitat devido à expansão industrial, aos projectos de mineração e construção de barragens próximas de reservas protegidas.
Peles de tigre encontram-se em qualquer lugar desde 8000 a 15000 euros e os ossos são vendidos na China por cerca de 730 euros, onde existe uma enorme demanda destes artigos e os caçadores furtivos assumem todos os riscos para obter grandes lucros..
De acordo com a Lista Vermelha de 2009 da União Internacional para a Conservação da Natureza , existem 70 tigres no Butão, 10 a 50, no Camboja, cerca de 40 na China, 300 na Malásia, 100 em Mianmar, 350 na Rússia, mais de 250 na Tailândia e menos de 100 no Vietname. 
Existem apenas 3200 tigres no mundo todo. Um número assustador", disse Ramesh que dirige a conferência Tiger Global Summit, em São Petersburgo, que começa amanhã. 
A principal rota de tráfico começa da Índia e termina na China, onde partes do tigre são muito apreciadas como suposta cura para uma série de doenças e como afrodisíacos.

Sem comentários:

Enviar um comentário