terça-feira, 2 de novembro de 2010

Jogo de Computador: como combater as alterações climáticas

Alguma vez quis saber como uma pessoa pode salvar o planeta dos efeitos das mudanças climáticas?
“Fate of the World” (O Destino do Mundo) coloca o futuro da Terra nas mãos dos jogadores, colocando-os a cargo de um organismo internacional ambiental que poderia salvar o mundo do aumento das emissões de gases com efeito de  estufa ou deixá-lo morrer se continuar a confiar nas pesadas emissões de combustíveis fósseis.
Através de diferentes cenários, os jogadores podem explorar as opções de geoengenharia, como fontes de energia alternativa para salvar o planeta do aquecimento global, escassez de recursos naturais e uma população crescente ao longo dos próximos 200 anos.
"Os dados científicos são muitas vezes inacessíveis e estamos a tentar colocar os jogadores numa posição de poder e conectados com estas questões", disse Gobion Rowlands, fundador da Red Redemption, a empresa que construiu o jogo. “Há uma gama de opções, incluindo a energia nuclear e energias renováveis, não indicando qual o melhor caminho a seguir".
A empresa tem um conselho consultivo que inclui alguns especialistas em alterações climáticas.
Este ano, uma série de aparentes falhas na ciência do clima e do fracasso das conversações da ONU, de chegar a um acordo internacional para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, pareceu minar o interesse do público sobre esta matéria.
Entretanto, os jogos que focam a sustentabilidade e direitos humanos têm vindo a crescer em popularidade e são recebidos por grupos ambientalistas como uma forma de sensibilização.
São precisas indústrias criativas para trabalhar com estes grandes temas com resultados que podem ser imensamente poderosos, podendo ajudar a entender como é e se sente um futuro sustentável.



Sem comentários:

Enviar um comentário