quarta-feira, 29 de setembro de 2010

22% das plantas do mundo, estão ameaçadas


Uma selecção de espécimes vegetais são exibidos na ala antiga do herbário do Kew Gardens, em Londres. 
De acordo com um estudo mundial, uma em cada cinco das 380 mil espécies de plantas do mundo está ameaçada de extinção, e é a actividade humana que está a fazer a maioria dos danos. A maior ameaça é a conversão de habitats naturais para uso agrícola, impactando directamente nas espécies ameaçadas.
Os resultados foram divulgados antes de uma cimeira das Nações Unidas marcada para meados de Outubro, em que os governos devem definir novas metas para tentar conservar mais as plantas e os animais do mundo.
Não podemos sentar e ver desaparecer espécies de plantas - as plantas são a base de toda a vida na terra, proporcionando ar puro, água, alimentos e combustível. Toda a vida animal e aves depende deles e nós também” disse o director da Stephen Hopper.
Os cientistas usaram dados analisados num estudo de cinco anos para elaborar o que chamaram de "amostragem Índice da Lista Vermelha das Plantas", que será adicionado a uma série de "listas vermelhas", elaboradas para ajudar a monitorizar o estado de mudança da grandes grupos mundiais de plantas, fungos e animais.
Como esta é a primeira vez que uma análise global da ameaça para as plantas do mundo foi realizada, os cientistas disseram que serviria como base para medir os esforços de conservação.
O estudo descobriu que a agricultura, o desenvolvimento e o uso da terra para pecuária estão entre as razões principais em que espécies de plantas estão a ser ameaçadas, e as áreas mais atingidas foram as florestas tropicais.
"As actuais actividades humanas estão a empurrar mais plantas para a extinção, mas se os governos do mundo tomarem os passos certos ... nós temos o potencial para proteger a vida das plantas e as criaturas que dependem delas", disse Steve Bachman, analista de conservação de plantas. 
Ambas as espécies comuns e plantas raras foram avaliadas para tentar dar um retrato exacto de como as plantas estão indo ao redor do mundo, disseram os cientistas num comunicado à imprensa.
Os pesquisadores estudaram uma amostra aleatória de cerca de 1.500 espécies de cada grupo, uma vez que a avaliação da ameaça para todo o mundo estima-se 380 mil espécies de plantas, seria uma muito grande tarefa. Em comparação com o vasto mundo das plantas, os especialistas estimam que existam em risco cerca de 10000 espécies de aves, 5500 espécies de mamíferos e 6300 espécies de anfíbios.
"A diversidade das plantas está subjacente a toda vida na Terra, por isso, é preocupante que a nossa própria espécie está ameaçando a sobrevivência de milhares de espécies de plantas", disse Neil Brummitt, pesquisador da diversidade botânica no Museu de História Natural.
"Nós criamos a linha de base. Agora precisamos trabalhar todos juntos para proteger não só o futuro das plantas mas o futuro de nós mesmos".

Sem comentários:

Enviar um comentário