segunda-feira, 27 de setembro de 2010

No Bangladesh, antigo caçador luta pela sobrevivência da vida selvagem

Sitesh Ranjon disse que a sua transformação de caçador a conservacionista foi desencadeada há 20 anos durante uma caçada a veados, quando foi atacado por um urso preto dos Himalaias que desfigurou seriamente o seu rosto.
Durante os longos meses de recuperação, Sitesh decidiu desistir da caça, profissão da sua família por gerações, em favor de salvar os animais doentes e em perigo.
Sitesh tornou-se o conservador líder da nação, dedicado a salvar o que resta da floresta Lawachara, uma reserva nacional ameaçada.
“Eu perdi um olho no ataque, mas ele mudou a forma como passei a relacionar-me com a vida selvagem”.
“Cresci vendo muitas espécies – javalis, leopardos – raras em serem vistas agora. Estes animais estão nos seus últimos dias.
“A exploração madeireira ilegal tem prejudicado a floresta de tal forma que não há comida para os animais. Se não agirmos agora, os animais desaparecerão para sempre em poucos anos”.
Sitesh de 62 anos, cuida e recupera animais selvagens feridos trazidos por moradores e regularmente aparece na TV em campanha para melhorar as atitudes públicas para com os animais selvagens.
Quando possível ele liberta os animais de volta à floresta, enquanto outros são mantidos no seu pequeno jardim zoológico, incluindo as crias de urso preto dos Himalaias, depois que a progenitora foi espancada até à morte, uma piton de 5,5 m e um raro gato pescador albino.
Mesmo a habitação de Sitesh está cheia de animais, os “casos difíceis” que necessitam cuidados de 24 horas.
Até agora, já libertou mais de 1000 animais e não está a contar com 2000 aves.
“Não poderei libertar os ursos por as selvas já não serem grandes o suficiente para fornecerem-lhes alimentos, para além de existirem muitos caçadores furtivos”, disse.
Segundo o governo, a floresta Lawachara já foi lar de mais de 460 espécies de animais, mas décadas de ocupação humana para fins agrícolas e exploração ilegal de madeira significa que apenas restam 1250 hectares de floresta e mesmo aí a cobertura das árvores não é suficiente para sustentar muitas espécies.
Especialistas dizem que a floresta diminuiu em 90% ao mesmo tempo que a população do Bangladesh aumentou 3 vezes nas últimas quatro décadas, tornando uma floresta anteriormente densa em pequenas ilhas cercadas por aldeias.
“Há muitos madeireiros ilegais, sofisticadamente armados. Eu só tenho 18 homens e na maioria desarmados”, disse Sitesh, acrescentando “Em Junho, três guardas florestais foram espancados e feridos com gravidade pelos madeireiros”.
Cada vez que Sitesh liberta um animal, convida os políticos locais, jornalistas e funcionários florestais, para chamar a atenção para a situação da floresta remanescente e seus habitantes.


Sem comentários:

Enviar um comentário