quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Na Europa: 12 milhões de animais cobaia

A Europa proibiu esta semana a utilização de grandes símios em experiências com animais, após dois anos de intenso debate sobre como proteger o bem-estar animal, sem arruinar a investigação científica.
Sob a nova legislação, as experiências em macacos grandes, como chimpanzés, gorilas e orangotangos estão a ser proibidas e rigorosas restrições foram definidas sobre a utilização de primatas em geral.
Os membros do bloco dos 27 países, a quem se deram dois anos para cumprir as regras, também têm e sempre de assegurar que existe um método alternativos disponível, em vez dos testes em animais, devendo trabalhar na redução dos níveis de dor infligida aos animais.
Mas os defensores da abolição das experiências em animais não acreditam que as novas regras sejam suficientemente aplicadas, e que os animais continuarão a ser usados como cobaias, continuarão a sofrer de dor, afirmando ser possível reduzir o número de animais utilizados para a ciência, sem prejudicar as investigações.
Por outro lado os conservadores afirmam que a evolução médica é crucial para a humanidade e, infelizmente, para atingir este progresso deve haver testes em animais. A legislação especial permite a utilização de primatas em testes em doenças como Alzheimer, cancro ou doença de Parkinson se não houver provas científicas de que a pesquisa não pode ser alcançada sem o uso destas espécies.
Para evitar repetir o sofrimento a um animal, são enumeradas as diferentes categorias de dor que podem ser infligidas durante um teste, poderá ser leve, moderada ou grave, e propõe que os mesmos animais sejam reutilizados somente se a dor fôr classificada como "moderada", com a devida confirmação de um veterinário.
Actualmente cerca de 12 milhões de animais são utilizados anualmente em experiências científicas na União Europeia.
No ano passado a União Europeia proibiu testes em animais para o desenvolvimento de produtos cosméticos, com excepção dos testes toxicológicos de longa duração, que serão totalmente proibidos em 2013.

2 comentários:

  1. olá! como está? Por acaso, não fazia ideia de que seriam tantos animais, usados nessas experiências, apesar de saber que os animais eram usados em experiências, mas sempre pensei em números, como uma dúzia e não como em 12 milhões, pelo Mundo todo. Beijos e uma boa semana.

    ResponderEliminar
  2. Nem eu tinha ideia, fiquei boquiaberta.
    Boa semana
    Beijinhos

    ResponderEliminar