sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Por amor


Li a notícia que transcrevo em seguida, sobre o amor e o que se faz em nome do amor. 
Será que os portugueses teriam coragem de gritar bem alto o amor que sentem pelas suas companheiras(os)?
Está apaixonado? Em Tóquio gritam isso a bom som.
Uma vez por ano, o amor realmente anda pelo ar, quando dezenas de japoneses gritam para os cônjuges, namorados ou companheiros, o seu amor ardente num evento que também é transmitido na televisão nacional.
Os japoneses tradicionalmente valorizam a modéstia e a reticência sobre a franqueza, mas Kiyotaka Yamana, um morador de Tóquio, que começou o evento "Love Message Yelling" (Mensagem de amor em grito) depois que o seu casamento fracassou, disse que isso não significa que não tivessem sido românticos.
"A imagem dominante dos homens de negócios japoneses é vê-los  sobrecarregados com trabalho, mas eu queria dizer às pessoas do mundo que os homens japoneses são realmente muito românticos".O evento, que precede "Love Your Wife Day" (O dia de amar a sua mulher), teve lugar no centro de Tóquio, co-organizado por um grupo de cidadãs dedicadas aos maridos devotados.
A maioria dos 30 ou mais participantes subiu ao palco, para gritar "eu amo-te” ou “Deixa-me ficar contigo”.
Algumas declarações reflectiam a triste situação económica: um marido com a voz embargada de lágrimas, agradeceu à sua esposa por ter ficado com ele apesar de ter perdido seu emprego há mais de um ano atrás.
O aumento da influência económica das mulheres e a mudança de atitudes sociais em relação ao casamento, que já não é visto como necessário para ambos os sexos, tem mantido um número crescente de japoneses solteiros.
Mas para aqueles que têm um alguém especial na sua vida, o "Love Message Yelling Event" ajudou a dar um impulso aos relacionamentos.
"Meu coração palpitava de excitação. Isso realmente tocou-me", disse Ayako Kikuchi de 38 anos, segurando a mão do marido Kenichi, que tinha acabado de gritar no palco "Ayako, eu amo-te".
Outros participantes disseram ter achado o evento emocionalmente libertador.
"Sinto-me renovada depois de gritar, por isso, a partir de agora, vou dizer directamente à minha namorada que a amo ... mas não assim tão alto", disse o empresário de 27 anos Kenzaburo Cho, depois de gritar à sua noiva:"Fica comigo por toda sua vida. Eu amo-te".
Uma mulher vestida de quimono que disse ser solteira, confessou ao público que ela amava mais que tudo a si mesma, divertiu a multidão quando disse que queria ter um namorado gritando: "Qualquer um. Por favor ... agora”.

Sem comentários:

Enviar um comentário