domingo, 17 de janeiro de 2010

Novas tecnologias no Haiti

Mapas on-line, donativos por telemóvel, wikis e uma enorme quantidade de sites estão sendo implantados assim que as empresas de telecomunicações, os gigantes da tecnologia, colocaram de lado as suas rivalidades e puseram em acção as suas mais recentes ferramentas de trabalho para ajudar no terramoto que devastou o Haiti. 

A tecnologia desempenha um papel fundamental na mobilização de apoio para as vítimas do terramoto no Haiti e também na coordenação de esforços de socorro.


Entretanto a Microsoft doou 1,25 milhões de dólares e está a trabalhar com a NetHope, que estabelece a ligação à Internet para as diversas agências humanitárias ajudarem as vítimas do terramoto de terça-feira, que deixou dezenas de milhares de pessoas mortas.


Google, além de fazer uma doação de milhões de dólares para salvamento e socorro, ofereceu seu mapeamento em imagens de satélite e ferramentas para auxiliar os trabalhadores, para que eles possam avaliar melhor os danos e coordenar as respostas. Para além disso também criou uma página Web dedicada a unir as pessoas com grupos de caridade, como a Cruz Vermelha Americana ou Médicos Sem Fronteiras. 


A Apple, por sua vez, permitiu que os utilizadores do iTunes, na loja da música online, fizessem doações a partir de cinco até 200 dólares à Cruz Vermelha, directamente das suas contas.


Milhões de dólares em donativos para a Cruz Vermelha, foram levantados após as empresas de telemóveis dos EUA terem facilitado as contribuições com dinheiro por SMS.


Empresas de telecomunicações norte-americanas a AT & T e Verizon - anunciaram doações para esforços de socorro, em chamadas gratuitas ou de assistência ao Haiti para ajudar a reconstruir sua infra-estrutura de comunicações abaladas. 


Telecoms Without Bordes enviou duas equipas para criar instalações de satélite para uso por equipas de emergência, e planeou uma outra rede para permitir que as pessoas façam  chamadas telefónicas gratuitas de 2 minutos aos seus parentes, para qualquer parte do mundo. 


Na Web, um número de sites estão colocando fotos e mensagens destinadas a reunir famílias ou localizar pessoas desaparecidas.


A Haiti Volunteer Network foi reunindo voluntários e organizações, enquanto a Microsoft e o Google se uniram com o Yahoo! e outros num projecto conjunto online chamado CrisisCommons.org. “Reunimos dados, como imagens de satélite e informações sobre o Twitter ou o Flickr, em seguida, distribuímo-los para as ONG que podem utilizá-los para atender as suas próprias necessidades".


As Imagens de satélite, por exemplo, podem ajudar a transportar grupos de ajuda no abastecimento e evitar estradas bloqueadas, ou localizar as vítimas. Outra ferramenta online, Ushahidi, que foi desenvolvido para monitorizar a violência pós-eleitoral no Quénia em 2008 e significa "testemunho" em suaíli, também está sendo usado para mapear a destruição no Haiti. Ushahidi reune informações através de telemóvel, e-mail ou serviços Web, como o Twitter ou o Flickr e usa  o Google Maps para criar um mapa interactivo, e cronograma. 

Sem comentários:

Enviar um comentário