sexta-feira, 23 de abril de 2010

Saudades do meu Carocha

O meu primeiro carro foi um carocha VW1300 de 1971, que gastava 11 litros de gasolina super aos 100Km.
O cheiro dentro do carro a gasolina era tão intenso que eu, fumadora naquela altura, nem me atrevia a acender um cigarro com medo de pegar fogo.
Há 20 anos os combustíveis eram baratos e não dava mossa no orçamento, o mais chato era ter de parar imensas vezes nas bombas de gasolina para atestar o depósito.
Cheguei a aparecer na TV num encontro de carochas em Sintra. Perguntavam-me  por que nome chamava o carro, como se de um animal de estimação se tratasse, ao que respondi Fi-Fi inspirada na matrícula.
Enquanto andei com o carocha, nunca vivi avarias nem furos, foi  um carro divertidíssimo e a juntar a isso eu também era bem novinha.
Entretanto as exigências da vida obrigaram-me a comprar um carro mais económico e o carocha, a pedido do meu sobrinho David para não o vender e que ficou com ele, ficou guardado durante 15 anos na garagem do seu avô em Setúbal.
Pois esta semana chegou a hora do carocha ressuscitar e lá foi levado a uma oficina no Carregado para ficar operacional.
O David enviou-me fotos do Fi-Fi que me deixaram tão emocionada e quase chorei. 

 

Por triste coincidência e com ligação a este carro, tão famoso pela sua robustez, hoje realizou-se o funeral de Fernando Laidley
Este jornalista teve a coragem de, em 1955, fazer uma viagem  num carocha que ligou Lisboa a Luanda, totalizando 46.000 Kms. Imagens e relatos desta aventura aqui.
De facto não existe nenhum carro como este!

1 comentário:

  1. olá! sem dúvida, um excelente carro. Há umas semanas, numa foto de uma revista de um jornal, por causa do mau tempo no Brasil, reparei que na imagem estavam 3 fuscas seguidos...chamam " fusca " ao carocha no brasil. o carocha é um carro resistente. vejo carros desses na rua. Um primo meu tem um carro desses, mas ainda n pode andar com ele na rua pk os meus primitos são pequenos e não tem cintos atrás. O carro do meu primo já tinha sido dele há muitos anos. está restaurado mas falta os meus primos crescerem para ter mais uso. beijos e uma boa semana.

    ResponderEliminar