terça-feira, 13 de abril de 2010

Ontem trabalhei

É uma sensação estranha trabalhar três dias e estar outros tantos sem fazer nada. 
Esta minha rotina alterada tem-me desorientado de tal maneira que comecei a trocar os dias sem saber quando foi ou vai ser fim de semana.
Com este trabalho que tenho agora e que irá prolongar-se por mais umas semanas, irei receber mais uns trocos que pouparei em contas a prazo e fundos de investimento, pois nunca se sabe o dia de amanhã.
Hoje vi um programa na TV sobre a indústria em Coimbra, que na última década tem sumido vertiginosamente. 
De imensas fábricas que empregavam cerca de 10.000 pessoas, nos dias de hoje nas que restam não trabalham mais de 500. Muitos funcionários têm conseguido sobreviver com um sacrifício danado e ordenados em atraso. 
Ouviram-se testemunhos de pessoas com licenciaturas e muito mais novas que eu, desempregadas há 4 e 9 anos.
Esta realidade está a amedrontar-me cada vez mais, não me imagino estar 4 ou 9 anos sem ter uma actividade remunerada. Como vai ser a minha vida se não tenho ninguém que me sustente?

O que diz o e.economia.info:
"O FMI prevê que a taxa de desemprego em Portugal suba para os 11% da população activa em 2010 (9,6% em 2009). Este é o valor mais elevado desde, pelo menos, 1953. Significa também que mais de 600 mil pessoas vão estar sem emprego em 2010. A recessão internacional está agora a chegar ao dia a dia das pessoas, com consequências que são difíceis de prever. Em Espanha, o FMI aponta para uma taxa de desemprego perto dos 20% no próximo ano. O número de desempregados em Espanha ultrapassou no primeiro trimestre deste ano os 4 milhões.
 Desemprego em Portugal

1 comentário:

  1. olá! Ainda bem que já tem trabalho, mesmo que por poucas semanas ou meses. O mais grave nisto tudo, é que as empresas não fecham portas por estarem na falência. O mais grave é que elas fecham, para irem para outros países, onde a mão de obra é mais barata. Eu acho que devia de ser assim : Tudo bem que o Governo ajudasse as empresas, mas que ao fazer o contrato ( se é que fazem ), as proíbissem de fecharem as portas ( não sendo as portas fechadas, devido á faléncia )...tipo, o Governo obrigar as empresas a ficarem em Portugal... beijos e uma boa semana. bom trabalho

    ResponderEliminar