domingo, 1 de agosto de 2010

Vuma

Vuma de nove meses de idade ficou órfão, este mês, depois de caçadores numa reserva a norte de Joanesburgo, terem cortado o chifre de sua mãe deixando-a morta numa poça de sangue.
Ela foi a vítima mais recente e o último rinoceronte adulto morto no Krugersdorp Nature  Reserve, em uma onda de caça ilegal que tem visto o número de rinocerontes mortos aumentar drasticamente este ano na África do Sul.
Vuma, cujo nome significa "aceitação", só sobreviveu porque o seu chifre estava ainda a crescer.
“Os Rinocerontes são tão sociais que podem realmente morrer de solidão, se deixados à própria sorte”. "Vuma vinha muito stressado, desidratado e com muita fome quando chegou, mas agora está lentamente a fazer progressos e está a adaptar-se bem", disse Ed Hern, dono da Lion Nature Reserve onde Vuma agora vive com outras duas crias órfãs.
A caça furtiva subiu este ano pela crescente demanda na Ásia, onde se crê que os chifres de rinoceronte têm poderes medicinais.
No ano passado, 122 rinocerontes foram mortos, mas o número deve duplicar este ano, com 139 já mortos. A caça furtiva continua no ritmo actual e o número de mortes irá superar o de nascimentos.
África do Sul é o baluarte remanescente de uma população viável de rinocerontes na África e os caçadores ilegais não vai parar até que não haja mais rinocerontes.
No passado, os caçadores furtivos usavam armas caseiras, mas agora redes criminosas internacionais entraram no comércio especializado, com medicamentos veterinários, armas, helicópteros, equipamentos de visão nocturna, coletes à prova de bala e mercenários bem treinados para monitorizar rinocerontes.
O governo criou uma unidade para combater a caça ilegal de rinocerontes e no ano passado foram gastos 544.000€ para contratar mais guardas de campo e comprar novos equipamentos para o Kruger Park
"O objectivo da unidade é coordenar a comunicação, investigação e repressão desses criminosos de uma forma sistemática e deliberada, porque veio à luz que não estamos lidando com o 'normal' caçador, mas sim com o crime organizado.
O valor comercial dos rinocerontes mortos vai já em mais de 47 milhões de euros, e o turismo será fortemente afectado se o problema continuar, porque o rinoceronte está entre os cinco grandes animais de que a África do Sul se orgulha e que os turistas anseiam ver. 
Uma campanha de conscientização na Ásia foi necessária, para explicar que os chifres de rinoceronte não têm valor médico científico. Cientistas provaram que o chifre do rinoceronte tem queratina, que é o mesmo produto químico encontrado nas unhas. 
Os Rinocerontes são parte do património da África e chegaram a ser retirados da extinção.

Sem comentários:

Enviar um comentário