quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Na China, a população mais fumadora do mundo

O responsável da Organização Mundial de Saúde na China, disse que "A prevalência de longa data na China da elevada dependência do tabaco, merece o mesmo nível de preocupação que um surto de H1N1, sendo a maoir causa evitável de morte e doença.

Segundo a OMS, os dados mostraram que mais da metade dos homens na China fumam ou seja um total de 301 milhões de adultos, numa população de 1350 milhões.

Um total de 13.354 pessoas em toda a China tomou parte numa pesquisa recente que revelou também que 70% dos adultos não-fumadores são expostos ao fumo passivo. 

China é o maior consumidor mundial de tabaco, e até um milhão de pessoas no país morrem anualmente de cancro no pulmão ou doenças cardiovasculares directamente associadas ao tabagismo.

As autoridades comprometeram-se a proibir o fumo em todos os recintos fechados e lugares públicos no próximo ano, mas activistas e especialistas têm levantado dúvidas de que as regras possam ser implementadas em um país onde a aplicação da lei é fraca.

Como exemplo da extensão do problema cerca da 57% dos médicos do sexo masculino fumam e em alguns hospitais não existe a proibição de fumar.

Sem comentários:

Enviar um comentário