domingo, 13 de junho de 2010

Everest, só para maiores de 18


A China irá impor limites de idade aos montanhistas que procuram subir ao Tibete, depois de um miúdo americano de 13 anos ter-se tornado a pessoa mais jovem a escalar o Monte Everest.
O novo limite de idade entrará em vigor quando reiniciar a temporada de escalada em Setembro, e a China planeia restringir permissões para escaladores entre os 18 e 60 anos.
O Monte Everest fica na fronteira entre a China e o Nepal e já foi escalado por cerca de 3.000 pessoas desde que foi conquistado por Edmund Hillary e Tenzing Norgay em 1953.
Mas centenas de pessoas morreram tentando, muitos deles caíram para a morte ou sucumbiram à doença de altitude durante a escalada extenuante.
Ang Tshering Sherpa, cuja empresa Asian Trekking organiza expedições no Himalaia, saudou a iniciativa da China para impor restrições de idade.
"Na minha opinião, precisa-se estar mentalmente e fisicamente maduro para escalar o Everest" disse ele.  "Mais e mais pessoas estão escalando, incluindo idosos e deficientes.
Mas alguns deles são muito dependentes de outras pessoas para ajudá-los a subir a montanha, o que pode ser  muito perigoso ", acrescentou.

Sem comentários:

Enviar um comentário