terça-feira, 25 de março de 2014

História misteriosa

Encontrei esta história encantadora há já algum tempo sobre um apartamento parisiense que se manteve fechado durante 70 anos. 

A senhora que lá tinha habitado, deixou Paris antes da segunda guerra mundial ter rompido e nunca mais lá voltou.

Quando ela faleceu aos 91 anos, os herdeiros fizeram um levantamento dos bens e souberam da existência desse apartamento, descobrindo no seu interior uma fortuna em objectos de arte.


Quem entrou no apartamento pela primeira vez depois de tanto tempo passado fez esta descrição:

"Entrando no intocado apartamento, cheio de teias de aranha, foi como entrar no castelo da bela adormecida onde o tempo tinha parado desde 1900.

Havia um cheiro a pó antigo. Entrando debaixo de tectos altos em madeira, passando por um velho fogão a lenha e uma pia de pedra na cozinha,  reparou numa avestruz embalsamada e num brinquedo do Mickey Mouse datado de antes da segunda guerra mundial, bem como num toucador requintado.


Mas o seu coração falhou uma batida quando avistou um deslumbrante quadro de uma mulher num vestido comprido rosa de musselina.



A pintura era de Boldini  e o tema uma bela mulher francesa, que não era se não a antiga musa do pintor, cuja neta foi quem deixou o apartamento inabitado por mais de meio século.

A musa era Marthe de Florian, uma atriz com uma longa lista de admiradores, cujas cartas de amor ardente ela guardou cuidadosamente, envoltas com uma fita e que ainda estavam no local. Entre os admiradores estava o primeiro ministro francês Georges Clemenceau, mas também Boldini.

A pintura era datada de 1898, quando Miss de Florian tinha apenas 24 anos, e o seu preço atingiu €2.1 milhões, um record para o pintor. 

Foi um momento mágico. Podiamos ver que o comprador adorou a pintura. Ele pagou o preço da paixão."


A identidade da neta, assim como a data da morte de Marthe the Florian e o exacto local do apartamento são desconhecidos, devido às leis de protecção de privacidade da França.

Uma história fabulosa envolta em mistério.


Sem comentários:

Enviar um comentário