terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Galápagos: começou a matança dos ratos


Deu-se início a um ataque em larga escala aos ratos invasores que ameaçam a sobrevivência das aves, tartarugas, iguanas e plantas nativas das ilhas Galápagos, cuja flora e fauna únicas foram estudadas por Charles Darwin enquanto desenvolvia a sua teoria da evolução.
Ratos pretos, ratazanas e ratos noruegueses, que acredita-se terem sido introduzidos no arquipélago por navios no final do século XVII, estão a ser atacados por helicóptero com um veneno especialmente concebido para estes roedores.
A ideia é eliminar todos os roedores não nativos das ilhas, sem pôr em risco outras espécies animais.
A isca envenenada é colocada em cubos azuis luminosos que atraem ratos, mas repulsivo para os leões marinhos e aves que habitam também as ilhas.
O projecto está a ser executado pelo serviço do Parque Nacional de Galápagos, com o apoio da Fundação Charles Darwin, e em meados de Fevereiro saberão se surtiu o efeito desejado.
Os ratos colocaram em risco grave, à beira da extinção o Petrel Galápagos, um pássaro marinho único no mundo e que apenas 120 sobrevivem.
Um total de 50 espécies de aves encontram-se ameaçadas pelos roedores, 8 delas gravemente em risco, assim como as tartarugas gigantes, iguanas e uma série de plantas.
Os ratos são omnívoros, o que significa que comem tudo que encontram e isso inclui os ovos de outras espécies.
Vinte falcões foram capturados de duas ilhas e colocados em gaiolas onde permanecerão durante dois meses, pois poderiam alimentar-se dos ratos envenenados.
O arquipélago possui 19 ilhas e 42 ilhotas, fontes oficiais revelam que as ilhas Isabela, Santa Cruz, Santiago, San Cristobal, Floreana e Santiago, estão infestadas com até 4 roedores por metro quadrado.
No entanto, os roedores não são o maior perigo para o frágil ecossistema das ilhas a 1000 Km da costa do Equador.
O maior perigo é o homem, seguido por cães.
As ilhas Galápagos foram declaradas protegidas pela UNESCO em 1978.
Em 2007, a UNESCO declarou-as em risco, devido a danos causados por espécies invasoras, pelo turismo e imigração.
Foi a variedade de tentilhões nas ilhas que inspiraram a teoria da evolução de Darwin.

Sem comentários:

Enviar um comentário