sexta-feira, 15 de abril de 2011

Afegãos reconstroem o que os EUA arrasaram


Antes de depois
Tarok Kalache, uma aldeia no vale de Arghandab no Afeganistão, foi destruída por aviões de guerra norte americanos em 6 de Outubro de 2010, depois de comandantes do exército terem determinado que a aldeia estava a ser usada como base pelos talibãs.
Sem se lembrarem das vidas dos aldeões, a aldeia foi reduzida a pó após terem largado 25 toneladas de bombas.
Em apenas quatro dias, três homens morreram e vinte ficaram feridos.
O governo dos EUA está agora a pagar a reconstrução desta aldeia e de outras duas que também foram atingidas pelos ataques aéreos.

Os desgraçados, perderam o que tinham construído ao longo de décadas, e novamente perdem por terem de reconstruir a sua aldeia com as próprias mãos. 
Não há verba que pague o desgosto da perda de familiares e trabalho, conseguido após anos de sacrifício.
 
 E a esperança que renasce
Fotos: mediagallerydawn

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Morcegos em perigo

Se quiserem podem chamá-los de criaturas arrepiantes, nas os morcegos comedores de insectos são tão importantes para a agricultura dos EUA, que as suas mortes poderiam custar à economia biliões de euros por ano.

A doença fúngica, conhecida como síndrome do nariz branco, combinada com o surgimento das turbinas eólicas que podem iludir os voadores do escuro, mataram mais de um milhão de predadores de insectos na América do Norte desde 2006.

A morte deles significa a eliminação de um pesticida natural importante, que vale pelo menos 2,6 biliões de euros por ano para os agricultores, revelou um estudo na revista Science.

Sem os morcegos, as colheitas são afectadas e a aplicação de pesticidas aumenta, o que demonstra que os morcegos têm um enorme potencial para influenciar a economia da agricultura e da silvicultura.

O estudo revela que mais de 1 milhão de morcegos na América do Norte morreram devido a doenças fúngicas nos últimos cinco anos, e que algumas previsões mostram que em 2020, as turbinas terão morto cerca de 33 mil para 111 mil por ano só no Planalto do Meio-Atlântico. 

O custo de análise incidiu sobre as despesas dos pesticidas, mas não incluíram os efeitos dos pesticidas sobre o meio ambiente ou à saúde humana e animal.

Não agirmos não é opção, porque a história de vida destes mamíferos voadores nocturnos caracteriza-se por baixas taxas de reprodução, o que significa que é pouco provável a recuperação da população por décadas ou mesmo séculos.

Receia-se que os morcegos possam extinguir-se em apenas 16 anos.